A quarta edição do campeonato de surf, o Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships (WJSC), reunirá os melhores atletas com até 18 anos de idade na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP), entre os dias 06 e 14 de maio. Cerca de 28 países estarão sendo representados nesse campeonato.
Essa é a única competição de surf em que os atletas competem como equipes. As nações confirmadas no Brasil, batem recordes desde a divisão da competição organizada pela International Surfing Association (ISA) em 2003. A seleção verde amarela foi definida no último final de semana, nas mesmas ondas da Praia de Maresias, durante a 2ª etapa do circuito nacional da Confederação Brasileira de Surf (CBS).
Os paulistas Dodô Veiga, Wladimir Perez e Wiggolly Dantas e o baiano Franklin Serpa tentarão o bicampeonato na categoria Junior na semana que vem, em São Sebastião (SP). Na Mirim e na Feminina a busca é por um inédito troféu de primeiro lugar e a seleção brasileira tenta quebrar o tabú nestas duas categorias, que foram formadas pelo catarinense Alejo Muniz, o paulista Nathan Brandi, o potiguar Johnny Max, e pelas catarinenses Suzã Leal e Chantalla Furlanetto, a indiazinha paraibana Diana Cristina e a pernambucana Monik Santos.
Os demais países também vêm com seus principais atletas, sendo a maioria selecionada por escolha da comissão técnica, diferentemente do Brasil. A CBS usou as duas primeiras etapas do circuito nacional deste ano, como seletivas para definir a equipe e apenas dois surfistas da categoria Junior foram convocados sem obedecer o ranking da temporada. Os sortudos foram o paulista Wiggolly Dantas e a pernambucana Monik Santos, que venceu a primeira etapa e não pôde competir em Maresias (SP).
O Brasil colocou dois surfistas na decisão da categoria Junior, sendo que o atleta Jefferson Silva foi o campeão e o catarinense Thomas Hermes terminou em terceiro lugar. Já na Mirim, Wiggolly Dantas ficou em quarto lugar. Nenhuma brasileira ainda conseguiu chegar na final feminina. Porém, a principal aposta é a indiazinha Diana Cristina, 15, que já venceu uma prova do Mundial WQS neste ano no Brasil, batendo inclusive a bicampeã do ISA World Junior, Stephanie Gilmore, da Austrália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário